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Digitalização: Vamos asfaltar caminho de cabras?

Data: 01 de Fevereiro de 2023 – por Ana (Popy) Tozzi, CEO e Sueli Souza, Consultora da AGR Consultores

Recentemente um estudo do Movimento Brasil Competitivo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas apontou que o Brasil tem um potencial de crescimento de mais de R$ 1 trilhão no PIB do país se investir em digitalização de processos, aumentando a eficiência com a tecnologia digital. Num momento em que a transformação digital não sai da “boca do povo” em artigos, palestras, workshops, deveria ser algo bem mais tangível e próximo de acontecer, e não somente nas gigantes, mas também nas MPEs. Como mostra o gráfico abaixo, ainda temos um caminho a desbravar.

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Digitalizar e automatizar significa empregar recursos técnicos em atividades que possuem regras, um passo-a-passo, uma integração entre áreas, permitindo que o foco e a energia dos executores sejam destinados ao que, de fato, necessita de uma tomada de decisão, de uma análise estratégica e principalmente na melhoria contínua. 

Mas o que muitos não se atentam, e acabam se dando conta de forma dolorosa (e custosa) durante uma etapa de implementação afoita de automatização, é que automatizarão um processo existente. E é aí que está o “x” da questão: o processo existente é o melhor? Por que fazemos assim? E quem conhece as regras? Quais indicadores monitoramos?

Normalmente as respostas para estas perguntas são: 

O processo existente é o melhor? “…não sei dizer…”

Por que fazemos assim? “… sempre foi feito assim…”

E quem conhece as regras? “… o colaborador anterior me passou, mas não está escrito ou formalizado em nenhum lugar…”

Quais indicadores monitoramos? “…não temos indicadores, mas nosso feeling é…”

Então, ao pensarmos em digitalização e automatização, precisamos lembrar que a ferramenta, seja ela qual for, será direcionada e parametrizada com base nas respostas acima. Por isso elas precisam ser as mais consistentes e coerentes possível. 

Para isso, é fundamental que o processo seja conhecido na empresa e não apenas em uma área. É importante utilizarmos uma metodologia simples, porém eficaz de entendimento dos processos como eles são, com visão end-to-end, e que seja redesenhado o TO BE pensando e validando as oportunidades de melhorias que podem ser aplicadas, definindo indicadores para monitoramento, fluidez, eficiência nas atividades e ganho de produtividade. 

Seguramente, se automatizarmos sem conhecermos todos os impactos na esteira do processo, com olhar isolado, asfaltaremos o caminho de cabra*.

*Caminho de cabra: expressão popular que significa trilha íngreme, acidentada e/ou irregular.

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Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.