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Sua jornada Omnichannel não inclui as franquias? Hora de quebrar esse paradigma…

Data: 24 de Agosto de 2022 – por Rodrigo Catani, Head de Eficiência Comercial da AGR Consultores


Ato 1: A tentativa de troca frustrada

Certamente muitos de nós já presenciamos ou ouvimos relatos semelhantes a esse diálogo fictício…

Cliente:  Boa tarde, eu vim trocar essa camiseta, não ficou muito bem em mim.

Vendedor da loja: Claro, a senhora tem a nota fiscal da compra?

Cliente: Tenho sim, aqui está…

Vendedor: Hum, infelizmente não poderemos trocar, essa camiseta foi comprada pelo site da nossa marca e aqui é uma franquia. A senhora entende né?

Cliente: Não, não estou entendendo nada na verdade. Para mim, a marca é uma só, como vou saber qual loja é da marca e qual é franquia? O que isso importa para mim?

Vendedor: Entendo, mas nesse caso não podemos mesmo trocar, a senhora terá que ligar no SAC e levar esse produto aos Correios para ser despachado para o nosso Centro de Distribuição. Mas pode ficar tranquila, o frete será grátis.

Cliente: Nossa, realmente super prático, fiquei bem mais tranquila. Acho tudo isso um absurdo! Estou aqui com o produto, com a nota fiscal e não posso trocar porque essa loja é uma franquia? Irei acionar o Procon, o Reclame Aqui e postar isso nas minhas redes sociais…

E assim, a marca conquistou um cliente revoltado com a marca.

Fim do Ato 1.

Nada mais frustrante na jornada de compra do que essa barreira que existe na relação “consumidor-marca” quando o formato de franquias está presente. E olha que a quantidade de franquias no Brasil é gigantesca, são quase 3.000 marcas que atuam nesse modelo.

Por serem diferentes empresas e consequentemente com CNPJs distintos, a “moderna” legislação tributária brasileira realmente impede que se dê entrada de uma nota fiscal com um CNPJ diferente do que originou a venda, é crime de evasão fiscal. Com o crescimento exponencial das operações Omnichannel no Brasil, muitas empresas foram buscar soluções que compatibilizassem a necessidade de propiciar ao consumidor uma experiência fluida e sem atritos em qualquer canal com as restrições fiscais e legais existentes. E sim, atualmente já existem modelos que viabilizem todas as jornadas de consumo (inclusive as trocas e devoluções) em qualquer canal e em todos os tipos de loja, mesmo nas franquias.

Mas não basta ter esse modelo definido, é preciso comunicar essa opção ao cliente e revisar as políticas de relacionamento, envolver os franqueados, treinar os vendedores, revisar processos em geral, estruturar uma boa logística reversa, ajustar sistemas, definir comissões em cada tipo de operação e por fim, ter um “Hub de Conciliação” que assegure a robustez do modelo, do ponto de vista financeiro, contábil e fiscal, uma espécie de conta corrente que detalha todas as transações multicanais e garanta que todos recebam (mesmo que gerencialmente) o que foi acertado entre as partes.

Ou seja, é possível fazer, basta colocar no radar e priorizar esse tema, que traz mais vendas, mais margens e gera maior satisfação do consumidor.

E então, que tal construirmos uma nova história para nossa relação com o cliente, para que nossos atos tenham finais felizes?

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Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.