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Síndrome de “Seu Tanaka” 

Data: 21 de Julho de 2022 – por Ana (Popy) Tozzi, CEO da AGR Consultores


Começo o Papo Jedi de hoje resgatando uma experiência incrível que tive em 2018 e que quero dividir com vocês o aprendizado: Como tratar a síndrome de “Seu Tanaka”!

Uma empresa multinacional de bens de consumo nos contratou para organizar uma viagem de premiação de seus distribuidores. A ideia foi premiar o desempenho dos 20 maiores e melhores com uma viagem aos Estados Unidos. A viagem teria um bloco de diversão, preparado por uma agência, e um bloco de conteúdo, customizado e desenvolvido pela AGR Consultores. Tudo muito organizado para aqueles poucos cinco dias que ficaríamos por lá.

Para ter sucesso, este projeto teria de ser construído de forma extremamente colaborativa e com atenção a todos os detalhes. O cliente nos ajudou com o máximo de informação e características dos participantes: qual tema mais interessa? qual a linguagem mais assertiva para envolvê-los? qual o melhor equilíbrio entre conteúdo e prática? Nossa consultoria levou as tendências, os temas, organizou as visitas, preparou e aplicou o treinamento. Por fim, a agência equilibrou levando diversão e logística impecável.

Todos alinhados, escolhemos a universidade de Wharton como local do treinamento, o tema mais pujante daquele momento era “Customer Journey – como selecionar e mapear as jornadas dos clientes alvo” e selecionamos um professor americano reconhecido no assunto.

Nossa chegada em Wharton foi calorosa e espetacular. Universidade incrível, alunos do mundo inteiro e professores extremamente atenciosos. Todos animados, demos início às 6 horas de conteúdo. Os objetivos para o dia eram 1) Pensar diferente, ao menos em um ponto – sobre o seu negócio – e o que você aplicaria na sua empresa 2) Ser capaz de definir métricas (metas) objetivas para “valorar” seu negócio 3) Pensar como o cliente: como olhar para cada experiência com os “seus olhos”? e 4) Conhecer exemplos das mais diversas indústrias para aumentar a perspectiva e ter novas ideias. O tema 3, que parecia ser o mais simples… foi justamente onde surgiu a expressão Síndrome de “Seu Tanaka”.

Após o professor detalhar a metodologia de como escolher as principais “Personas” dos clientes, como mapear as jornadas e identificar os pontos de atrito (aqueles que aborrecem o cliente) e construir planos de ação, o grupo foi distribuído em cinco mesas para realizar um exercício. Loja de brinquedos, varejo de material de construção, concessionária de veículos, lojas de esportes e clínica de estética. A mesa do “Seu Tanaka” era de material de construção.

Começou o exercício com a primeira persona: cliente em reforma (banheiro vazando). Primeira pergunta: esse cliente que está entrando na sua loja vem comprar o que? Prontamente “Seu Tanaka”: cano, cimento… após debates e provocações, o grupo entendeu que o cliente queria comprar a solução “banheiro novo” e não material de construção. Ou seja, material, serviços de pedreiro, encanador… e, no limite, até uma hospedagem se o cliente tiver que sair de casa.

Prontamente, “Seu Tanaka” coloca uma lista de “nãos”: indicar encanador pode dar problema trabalhista, ele pode fazer um serviço ruim e o cliente ligar para reclamar, o imposto de serviços é diferente do de material, ele teria de mudar o seu contrato social….a lista de problemas é sem fim. A cada ideia, uma lista de “nãos” e um chacoalhar a cabeça de incredulidade e pessimismo.

Em determinado momento, interferi na discussão para que o foco fosse primeiro os problemas dos clientes e não as dificuldades da execução das soluções, todos bem colocados pelo “Seu Tanaka”. Em seguida, listamos ideias de abordagem para cada problema, qualquer ideia seria bem-vinda. Surgiram muitas propostas de parceria, de desenvolvimento ou aquisição de app, de integração a market places de serviços… enfim, ideias que poderiam ser desenvolvidas e testadas sem a grande maioria das barreiras colocada pelo “Seu Tanaka”. Até o final da viagem, quando alguém começava com os “nãos” a brincadeira virou falar “olhaaaa, você está com a síndrome de “Seu Tanaka”!. Aí pegou!

A síndrome é caracterizada pela imensa dificuldade em olhar para o problema com os olhos dos clientes, ficando restrito ao olhar interno de si próprio e do negócio em que está envolvido. “Nada dá para fazer”, “Estou nesse mercado há 20 anos…”, a legislação, regulamentação etc., não permite”,“sei do que eu estou falando”, são frases-sintomas claros da síndrome. Uma atitude, uma cultura, que não permite a criatividade e, portanto, restringe o aflorar de novas ideias. Doença imensamente disseminada nas empresas, deve ser tratada com urgência, pois impede transformar o negócio, inovar, entregar maior eficiência, e o mais importante de tudo, encantar o cliente resolvendo, de fato, suas dores !

“Seu Tanaka” é fictício, e foi construído a partir de uma composição de vários perfis e comportamentos encontrados em empresas dos mais variados portes e segmentos de atuação.

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Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.