AGR Consultores / Achieving Great Results

contato@agrconsultores.com.br      │     + 55 (11) 3035-0900      │     São Paulo – SP

Por que lançaremos nosso novo livro de OBZ? O antigo, mas atual, método de gastar de forma eficiente.

Por Jéssica Costa, Sócia e Head de Eficiência, Gestão e Transformação Digital da AGR Consultores

Enfim, acabou o primeiro trimestre! Com ele já entendemos os desafios para 2024, que no final de 2023 já eram previstos, mas nós sempre preferimos achar que será diferente. Aqui na AGR, costumamos usar o termo “blindspot” quando nos deparamos com sabedorias que já não são mais válidas, mas ainda usadas para orientar decisões de negócios. É o tal “ponto cego” das decisões.

De forma geral, o que temos visto nas empresas são olhares concentrados em novas oportunidades de receitas, de novos produtos ou serviços e em como incluir tantas questões tecnológicas em tudo isso. Tudo certo!

Mas, que olhar estamos dando para a eficiência nas despesas? Aquelas que normalmente sobem à luz das tentativas de ganho de mercado e de receita, mas que normalmente “comem” o resultado? Aqueles temas que “precisamos gastar mais para alcançar tais objetivos”, mas sem um plano que sustente o retorno do gasto? “Despesas que entram” sem a contrapartida das “despesas que saem!” ou “receita que cresce”?

 A metodologia de OBZ, já amadurecida ao longo dos anos, agora embarca na tecnologia analytics e IA para provocar as melhores discussões. Onde o crescimento de despesas está desalinhado com o crescimento das receitas? Como a eficiência de algumas contas foi reduzida ao longo dos anos? Quão fora de mercado nossos indicadores de eficiência estão, quando comparados com empresas do mesmo segmento?

Essa visão nos permite aprofundar em discussões já mapeadas e abordar nestas questões o método do repensar do OBZ. Tudo isso considerando os pilares do método:

  1. Visão de Futuro: O que o mercado tem feito?  Para onde queremos seguir?
  2. Despesas alinhadas à estratégia: como cada despesa contribui com a estratégia da empresa?
  3. Construção colaborativa: Como implementamos a cultura de eficiência orçamentária nos colaboradores que não são de finanças?
  4. Metas: Possibilidades aprovadas, quais ações precisam ser tomadas para que a eficiência seja alcançada?

E é nesse contexto e nessas discussões que aparecem as oportunidades de fazermos o básico bem-feito e com eficiência.

Com tantas atualizações, resolvemos lançar a segunda edição de nosso livro de OBZ, chamado Revolução Orçamentária, O Avanço do Orçamento Base Zero! Já temos mais histórias para contar, mais contribuições a fazer… Em maio de 2024, nas livrarias!

Scroll to Top

Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.