Por Jéssica Costa, Sócia e Head de Eficiência, Gestão e Transformação Digital da AGR Consultores
Enfim, acabou o primeiro trimestre! Com ele já entendemos os desafios para 2024, que no final de 2023 já eram previstos, mas nós sempre preferimos achar que será diferente. Aqui na AGR, costumamos usar o termo “blindspot” quando nos deparamos com sabedorias que já não são mais válidas, mas ainda usadas para orientar decisões de negócios. É o tal “ponto cego” das decisões.
De forma geral, o que temos visto nas empresas são olhares concentrados em novas oportunidades de receitas, de novos produtos ou serviços e em como incluir tantas questões tecnológicas em tudo isso. Tudo certo!
Mas, que olhar estamos dando para a eficiência nas despesas? Aquelas que normalmente sobem à luz das tentativas de ganho de mercado e de receita, mas que normalmente “comem” o resultado? Aqueles temas que “precisamos gastar mais para alcançar tais objetivos”, mas sem um plano que sustente o retorno do gasto? “Despesas que entram” sem a contrapartida das “despesas que saem!” ou “receita que cresce”?
A metodologia de OBZ, já amadurecida ao longo dos anos, agora embarca na tecnologia analytics e IA para provocar as melhores discussões. Onde o crescimento de despesas está desalinhado com o crescimento das receitas? Como a eficiência de algumas contas foi reduzida ao longo dos anos? Quão fora de mercado nossos indicadores de eficiência estão, quando comparados com empresas do mesmo segmento?
Essa visão nos permite aprofundar em discussões já mapeadas e abordar nestas questões o método do repensar do OBZ. Tudo isso considerando os pilares do método:
- Visão de Futuro: O que o mercado tem feito? Para onde queremos seguir?
- Despesas alinhadas à estratégia: como cada despesa contribui com a estratégia da empresa?
- Construção colaborativa: Como implementamos a cultura de eficiência orçamentária nos colaboradores que não são de finanças?
- Metas: Possibilidades aprovadas, quais ações precisam ser tomadas para que a eficiência seja alcançada?
E é nesse contexto e nessas discussões que aparecem as oportunidades de fazermos o básico bem-feito e com eficiência.
Com tantas atualizações, resolvemos lançar a segunda edição de nosso livro de OBZ, chamado Revolução Orçamentária, O Avanço do Orçamento Base Zero! Já temos mais histórias para contar, mais contribuições a fazer… Em maio de 2024, nas livrarias!