Data: 05 de Maio de 2022 – por Ana (Popy) Tozzi, CEO da AGR Consultores
Comecemos com uma curiosidade. Quando olhamos o calendário comemorativo global, o Dia das Mães acontece quase o ano inteiro! Apenas os meses de janeiro e setembro não têm o privilégio de ter um “Dia das Mães” para chamar de seu. Segundo domingo de fevereiro é na Noruega, 3 de março na Geórgia. No mesmo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é Dia das Mães em 19 países. No quarto domingo da quaresma é o “domingo das mães” em 6 países, Reino Unido por exemplo. No equinócio de primavera do Hemisfério Norte, 20 ou 21 de março, mais 19 países comemoram a data. Em abril só encontrei a Armênia. O mês vencedor é maio, com mais de 114 países! Junho, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro também celebram o Dia das Mães!
A data, que ocupa o posto de segunda melhor data do varejo brasileiro, mesmo perdendo um pouco o brilho para a Black Friday, é considerada o “Natal do primeiro semestre”! Nada mais natural, portanto, falarmos das expectativas para Dia das Mães de 2022.
Mesmo com um cenário que parece ainda mais confuso que dos anos de Covid, afinal, temos guerra, inflação, instabilidade cambial, eleições, copa do mundo… uma pesquisa de O Globo aponta crescimento no interesse em comemorar a data: em 2022, 71% afirmam que vão comemorar a data, enquanto em 2021 foi 65% e 2020 apenas 60%. O clima é de otimismo. Outras pesquisas, indicam que 79% dos brasileiros realizarão ao menos uma compra no período (CNDL/SPC BRASIL), ou seja, teremos 127 milhões de brasileiros gastando algo como R$28 bilhões de forma a presentear suas mães.
Os queridinhos da data são os segmentos de vestuário (roupas, calcados e acessórios) e perfumes. Flores e chocolates também estão na lista dos prediletos. Tudo que faça as mães felizes, será de qualquer forma, comprado nessa semana, ainda somos o povo da última hora. Portanto, um fator que sempre recomendados para as datas especiais do calendário das promoções em geral é a Criatividade! Sim, temos os queridinhos, mas os consumidores de forma geral, são bem receptivos às inovações em produtos e serviços para uma melhor experiência nas ocasiões comemorativas.
Na AGR Consultores acreditamos que, apesar de toda moderação ainda observada, os brasileiros lotarão restaurantes, promoverão encontros em casa para suas famílias e, sem as muitas restrições dos anos anteriores, os consumidores circularão em shoppings e ruas novamente.
Independente de onde e como, será um bom Dia das Mães para as homenageadas, e certamente, para o varejo.
Um Dia das Mães maravilhoso para todas as famílias!