Por Leonardo Cyreno, Head de Eficiência Comercial & Growth da AGR Consultores
A gestão de iniciativas nas organizações se torna cada vez mais complexa, o que pode prejudicar a eficiência das entregas e os benefícios dos projetos. Alguns dos motivos para isso são:
- A dificuldade de encontrar e reter profissionais qualificados, motivados e alinhados com a cultura e os objetivos da empresa;
- O excesso de processos, burocracia, hierarquia e restrições à autonomia dos colaboradores, que atrasam a tomada de decisão e reduzem a criatividade e a inovação;
- A falta de integração e comunicação entre os diferentes sistemas, departamentos, parceiros e clientes, que comprometem o fluxo e o compartilhamento de informações, a automação de processos, a padronização de procedimentos e a redução de erros e falhas;
- O planejamento inadequado, que não considera os requisitos, os recursos, os prazos, os custos, os riscos e as expectativas dos envolvidos, gerando desperdícios e retrabalhos.
Esses aspectos nem sempre são simples de identificar e resolver. Geralmente, eles aparecem quando o orçamento para criação de soluções aumenta. Nesse momento, todos os setores começam a investir na melhoria da eficiência, principalmente na tendência atual que é o uso de IA (Inteligência Artificial). Agora, vamos ver algumas das principais aplicações que as organizações adotam IA:
Qualificação de leads: identificar os potenciais clientes que têm mais chances de se interessar pela solução da empresa, baseando-se em dados demográficos e comportamentais.
Mapeamento da jornada do cliente: analisar o comportamento dos clientes ao longo do processo de compra, desde o primeiro contato até a fidelização, e oferecer insights para melhorar a experiência e a satisfação.
Segmentação de clientes: personalizar as estratégias de marketing segmentando os clientes em grupos com características e preferências similares, e enviar mensagens mais relevantes e efetivas.
Gestão orientada a dados: processar e analisar grandes volumes de dados, gerando relatórios completos com informações valiosas para a tomada de decisão.
Otimização da eficiência logística: melhorar a gestão da cadeia de suprimentos, prevendo a demanda de produtos, ajustando dinamicamente os preços, planejando as rotas de entrega, etc.
Esses desenvolvimentos têm um valor real se forem integrados a soluções, sistemas ou processos que se relacionam diretamente com as áreas essenciais da empresa, como Operações, Comercial, Marketing ou Logística. Mas o grande desafio enfrentando é se essas áreas estão prontas para incorporar as melhorias ou estão focadas em desenvolver e testar suas próprias iniciativas. É nesse momento que normalmente as coisas emperram. Os desenvolvimentos ficam no papel, os conflitos internos por poder se agravam, os planejamentos são ignorados por decisões hierárquicas unilaterais e o resultado é uma ineficiência generalizada na conclusão e na obtenção real do benefício das iniciativas desenvolvidas, ou, os desenvolvimentos são concluídos, o orçamento é consumido e o resultado não é o esperado, pois as bases não estavam sólidas o suficiente para suportar a tecnologia empregada.
A solução para isso envolve um processo eficaz de alinhamento de estratégia, que passa por uma seleção adequada de iniciativas, seguida de uma priorização bem-feita e transparente para toda a organização, uma execução com excelência em todas as áreas que têm interdependências e, por fim, uma governança de todo esse processo de forma cíclica, direta e muito assertiva.
E então, a sua empresa está realmente preparada para a aceleração dos investimentos em tecnologia com o uso de IA!?