Data: 16 de Novembro de 2022 – por Ana (Popy) Tozzi, CEO e Priscila Saad, Consultora da AGR Consultores
Com número de participantes recorde (mais de 70.000 pessoas de 160 diferentes nacionalidades), a edição de 2022 do Web Summit foi uma avalanche de conteúdo, passando por discussões tecnológicas, éticas, políticas, sociais e ambientais.
Durante o evento, de forma extremamente dinâmica, mais de 2.200 startups se revezaram e apresentaram suas soluções em stands e pitchs espalhados nos 5 pavilhões!! De forma paralela estavam acontecendo as palestras nas 12 salas principais. … Haja F.o.M.O. e controle de ansiedade!!
Obviamente tecnologia foi o tema central do evento, porém os debates foram muito além, a começar pelas palavras da Primeira-Dama da Ucrânia. Olena Zelenska levou o público às lágrimas ao compartilhar as mazelas pelas quais sua pátria está passando desde a invasão Russa. Ao final, ela nos convida a refletir sobre nossos atos e respectivos impactos, de forma a despertar uma reflexão de como podemos contribuir positivamente para que o mundo seja um lugar melhor para viver.
Dentre as tecnologias mais exploradas durante as palestras estão Web 3 e seus benefícios e as tendências do Metaverso, este fortemente debatido em 2021. John Acunto, da Infinite Reality fez uma demonstração de desenvolvimentos no Metaverso que proporciona uma experiência espetacular de venda de automóveis, entrada do cliente em uma agência, apresentação das opções com uma riqueza de detalhes impressionante! Para conhecer o que pensamos na AGR sobre Metaverso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gbBFaoYb8W8.
Confere lá!!
Provocações e alertas sobre a crise climática também estiveram presentes. Tivemos palestras abordando temas como economia circular, utilização máxima das cadeias de abastecimento (logística eficiente e compartilhada, melhor aproveitamento das viagens de retorno, entre outras alternativas), com o objetivo de otimização e redução do consumo de materiais de fontes não renováveis.
Por outro lado, bem no estilo Web Summit, pontos e contrapontos desafiam nossas crenças. Tim Berners-Lee, o pai da www, junto com John Bruce CEO da Inrupt, desafiam a segurança e a qualidade da Web 3 e do Blockchain. Pontos como segurança, falta de privacidade e pouca escalabilidade foram as bases para ambos criarem a Inrupt, cuja base é o POD (personal online datastore).
Com lugar de destaque, ficaram as aplicações de AR (Augmented Reality) e AI (Artificial Intelligence), com discussões transversais, passando inclusive por questões éticas com as quais nos deparamos no dia a dia quando estes assuntos são “colocados à mesa”. As possibilidades destas tecnologias são espantosas!!!
O conjunto de serviços e produtos financeiros relacionados ao DeFi geraram discussões acaloradas desde o primeiro dia. Ainda há muita descrença e desconfiança na movimentação das Criptomoedas, desafiando fortemente o atual sistema financeiro tradicional que conhecemos. O debate (na verdade embate!) entre o Cofundador da Ethereum Charles Hoskinson, o jornalista Ben Mckenzie e Molly White, ambos contra as Criptomoedas, quase terminou luta livre…
E o marketing? Continua o mesmo? Os desafios estão ainda maiores na tentativa de expor ou vender produtos e serviços. Basta considerar o aumento expressivo da quantidade de mídias disponíveis dividindo os potenciais clientes. Há alguns anos fazíamos grandes investimentos em veículos de massa com alto retorno potencial. Atualmente, além da “audiência” de nossos potenciais clientes estar descentralizada em múltiplas mídias, também observamos a postura mais e mais questionadora, imediatista e exigente!
Neste artigo, compartilhamos algumas breves ideias exemplificando os caminhos que o mundo vem percorrendo, sejam nas inovações tecnológicas, sejam no âmbito político, ético, ambiental. Apesar de ser praticamente impossível absorver 100% do conteúdo ofertado pelo evento, o convite aqui é desafiar: O que você pode fazer diferente? As soluções que sua empresa vem adotando estão pensando na sustentação futura? Quais os drivers considerados quando definimos estratégias, projetos e ações relacionados à eficiência, gestão, inovação, transformação digital, supply chain, entre outras pautas?
Convidamos todos vocês a acompanharem nossas mídias sociais e nosso Papo Jedi para que de alguma forma possamos ajudá-los a pensar no futuro e tirá-los do dia a dia mesmo que por alguns minutos!