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7 fatores que você precisa considerar antes de abrir uma Dark Store

Data: 29 de Junho de 2022 – por Julio Ernesto, Head de Eficiência Comercial e Marcelo Paciolo, Head de Supply Chain, ambos da AGR Consultores


Em nosso último artigo – “Por que Dark Stores são importantes para distribuição Logística” – abordamos sobre o conceito e o papel das Dark Stores ao longo de toda cadeia de distribuição.

No artigo de hoje, iremos mergulhar nesse tema de maneira prática. Listamos os principais fatores a serem levados em consideração para uma implantação sem muitos “soluços”. Confira abaixo os 7 fatores que você precisa aprofundar antes de abrir uma Dark Store:

O imóvel: Para qualquer estudo de Dark Store, esse é um dos primeiros aspectos a ser analisado, e é fundamental estar em um ponto próximo do seu cliente final para otimizar o tempo de entrega. Aqui o desafio é equilibrar o custo possivelmente mais elevado por melhor localização e a redução dos custos com transporte.

A Estrutura: Não é demais reforçar o quão essencial é buscar imóvel com área apropriada para carga e descarga de veículos e avaliar os possíveis horários de restrição da zona urbana (seja residencial ou comercial. É comum inobservâncias destes aspectos, colocando em risco o sucesso do modelo.

3. Modus OperandiConsiderando que o imóvel e toda sua respectiva parte estrutural já está devidamente verificada, entramos nos detalhes da operação, bem como, no layout da Dark Store. Antes de iniciar, uma decisão é necessária: A Dark Store irá operar no modelo híbrido (aberta ao público e Hub de distribuição) ou apenas como Hub Logístico? Para a configuração do layout essa decisão é crucial, pois são modelos de operação completamente diferentes que impactam não apenas no layout, mas também na expertise (operacional e sistêmica) de operacionalização da expedição de pedidos pelo canal online e no atendimento presencial de clientes. Neste fator, definem-se as janelas de agendamento para recebimento de mercadorias além de um padrão de entrega que possa otimizar o tempo de descarregamento, a descrição dos processos críticos e a gestão interna no processamento de pedidos apoiada por tecnologia específica, que permita o controle da entrada, movimentações internas e expedição de pedidos.

Mão de Obra: No estudo de viabilidade sugere-se contemplar cenário com mão de obra própria ou terceirizada e independentemente do caminho a ser adotado, e por ser relativamente um modelo novo de trabalho, a padronização e o respectivo treinamento da equipe são essenciais para desenvolvimento e maturidade da operação.

Mix de Produtos: O estudo do mix de produtos aliado a estratégia de replenishment é fundamental para sobrevivência da Dark Store. Com espaços limitados para armazenagem é uma obrigação ter um estoque que gire rapidamente e com baixos índices de ruptura.

Gerenciador de Pedidos: Para que a operação entregue a maior eficiência, é essencial que se tenha um orquestrador de pedidos de qualidade e devidamente parametrizado. Certamente que um sistema precisa de toda a inteligência construída e traduzida em parâmetros que conduzirão às melhores sugestões de rotas, alocação de recursos e serviço de qualidade.

Indicadores para gestão: Apesar de ser um jargão clássico no mundo corporativo, nunca é demais reforçar que “quem não mede não gerencia”, e no caso das Dark Stores, não seria diferente. Portanto, destacamos alguns indicadores essenciais para acompanhamento de performance das Dark Stores:

Giro de estoque

Produtividade

Capacidade de armazenagem

Custo

Tempo médio de atendimento

KPIs de gerenciamento de pedidos, como exemplo, OTIF

Índice de avarias

Lembre-se: como em todo e qualquer novo modelo de operação, o ciclo de gestão e melhoria contínua é essencial, mas o planejamento robusto contribuirá e muito com as chances de sucesso!

*Este conteúdo foi extraído do e-book Dark Store – Da adoção do modelo à implementação e gestão, por Julio Ernesto e Marcelo Paciolo, Heads de Eficiência e Gestão e Supply Chain, que será disponibilizadoem breve no nosso site! Continue nos acompanhando para mais detalhes.

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Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.