AGR Consultores / Achieving Great Results

contato@agrconsultores.com.br      │     + 55 (11) 3035-0900      │     São Paulo – SP

Os investimentos cada vez mais altos para desenvolvimento de IA e seus malefícios!! Será que eles existem!?

Por Leonardo Cyreno, Head de Eficiência Comercial & Growth da AGR Consultores

A gestão de iniciativas nas organizações se torna cada vez mais complexa, o que pode prejudicar a eficiência das entregas e os benefícios dos projetos. Alguns dos motivos para isso são:

  • A dificuldade de encontrar e reter profissionais qualificados, motivados e alinhados com a cultura e os objetivos da empresa;
  • O excesso de processos, burocracia, hierarquia e restrições à autonomia dos colaboradores, que atrasam a tomada de decisão e reduzem a criatividade e a inovação;
  • A falta de integração e comunicação entre os diferentes sistemas, departamentos, parceiros e clientes, que comprometem o fluxo e o compartilhamento de informações, a automação de processos, a padronização de procedimentos e a redução de erros e falhas;
  • O planejamento inadequado, que não considera os requisitos, os recursos, os prazos, os custos, os riscos e as expectativas dos envolvidos, gerando desperdícios e retrabalhos.

Esses aspectos nem sempre são simples de identificar e resolver. Geralmente, eles aparecem quando o orçamento para criação de soluções aumenta. Nesse momento, todos os setores começam a investir na melhoria da eficiência, principalmente na tendência atual que é o uso de IA (Inteligência Artificial). Agora, vamos ver algumas das principais aplicações que as organizações adotam IA:

Qualificação de leads: identificar os potenciais clientes que têm mais chances de se interessar pela solução da empresa, baseando-se em dados demográficos e comportamentais.

Mapeamento da jornada do cliente: analisar o comportamento dos clientes ao longo do processo de compra, desde o primeiro contato até a fidelização, e oferecer insights para melhorar a experiência e a satisfação.

Segmentação de clientes: personalizar as estratégias de marketing segmentando os clientes em grupos com características e preferências similares, e enviar mensagens mais relevantes e efetivas.

Gestão orientada a dados: processar e analisar grandes volumes de dados, gerando relatórios completos com informações valiosas para a tomada de decisão.

Otimização da eficiência logística: melhorar a gestão da cadeia de suprimentos, prevendo a demanda de produtos, ajustando dinamicamente os preços, planejando as rotas de entrega, etc.

Esses desenvolvimentos têm um valor real se forem integrados a soluções, sistemas ou processos que se relacionam diretamente com as áreas essenciais da empresa, como Operações, Comercial, Marketing ou Logística. Mas o grande desafio enfrentando é se essas áreas estão prontas para incorporar as melhorias ou estão focadas em desenvolver e testar suas próprias iniciativas. É nesse momento que normalmente as coisas emperram. Os desenvolvimentos ficam no papel, os conflitos internos por poder se agravam, os planejamentos são ignorados por decisões hierárquicas unilaterais e o resultado é uma ineficiência generalizada na conclusão e na obtenção real do benefício das iniciativas desenvolvidas, ou, os desenvolvimentos são concluídos, o orçamento é consumido e o resultado não é o esperado, pois as bases não estavam sólidas o suficiente para suportar a tecnologia empregada.

A solução para isso envolve um processo eficaz de alinhamento de estratégia, que passa por uma seleção adequada de iniciativas, seguida de uma priorização bem-feita e transparente para toda a organização, uma execução com excelência em todas as áreas que têm interdependências e, por fim, uma governança de todo esse processo de forma cíclica, direta e muito assertiva.

E então, a sua empresa está realmente preparada para a aceleração dos investimentos em tecnologia com o uso de IA!?

Scroll to Top

Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.